O que é Marketing de Guerrilha?
O marketing de guerrilha é uma estratégia onde as empresas buscam criar uma experiência diferente e memorável para os clientes, com a intenção de promover os seus produtos e a sua marca. Essa estratégia baseia as suas ações na criatividade, buscando surpreender os seus consumidores e ter um alto impacto, sem exigir grandes orçamentos. Assim como em outras estratégias, o marketing de guerrilha também busca atingir o seu cliente em potencial, a diferença aqui está no modo de realizar essa ação.
Nesse tipo de estratégia, o foco está em produzir uma ação que saia do comum, onde o objetivo é impressionar o consumidor de um jeito em que seja impossível para ele ignorar o que está vendo. A principal meta do marketing de guerrilha é realizar ações efetivas e de grande impacto, que façam as pessoas lembrarem da sua marca. As ações no marketing de guerrilha, normalmente, são feitas em locais de grande circulação de pessoas, como avenidas e ruas movimentadas, por exemplo, mas também podem ser realizadas na internet.
Para te ajudar a entender melhor, nós trazemos nesse post alguns exemplos de marcas que fizeram ações que podem ser consideradas marketing de guerrilha.
Colorado e Skol
A cervejaria Colorado lançou uma cerveja feita para cachorros. Com o nome de Cãolorado, a cerveja foi criada em parceria com a Padaria Pet e a Blue Hops e, é própria para que os animais possam consumir. Assim como a Colorado, a Skol também lançou uma cerveja própria para cães. Para a campanha, que visa o dia do Amigo (20 de julho), foram colocados no mercado packs com uma long neck da Skol Puro Malte e uma Skol Dogz, produto produzido em parceria com a rede Petz e com a marca Dog Beer.
Água Crystal
Outro bom exemplo do marketing de guerrilha é a ação produzida pela Crystal (Coca-Cola Brasil), em um ponto de ônibus, na cidade de Curitiba. A marca instalou um bebedouro que coletava e filtrava a água da chuva, oferecendo água potável às pessoas que passassem pelo ponto de ônibus onde estava o bebedouro.
Ikea
A Ikea, rede de móveis e decorações, decorou algumas partes do metrô de Paris com algumas peças do seu mobiliário. Além de promover a marca, esta ação também buscou fazer com que os passageiros testassem os seus produtos e comprovassem a sua qualidade.
Como você pôde ver, existem diversos tipos de ações que podem ser usados no marketing de guerrilha, o que vai dizer qual a melhor alternativa serão as características da sua empresa, do seu público e do seu mercado. E, como em todos os tipos de marketing, você deve pensar e planejar muito bem as estratégias que vai utilizar para alcançar os resultados que você quer.
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