Instagram sem número de likes, vale a pena investir?
Em julho desse ano (2019) o Instagram retirou o número de likes das suas postagens, agora os usuários da plataforma não podem mais visualizar a quantidade de likes que os outros posts receberam. Mas no seu próprio perfil, quem usa o Instagram ainda consegue ver as curtidas que a sua postagem recebeu, ou seja, essa informação não está mais disponível para que qualquer pessoa veja, mas é um dado que ainda existe. Os primeiros testes foram realizados no Canadá e agora além do Brasil, outros países também vão passar por esse teste.
Porém, apesar das curtidas perderem um pouco mais de relevância por serem ocultadas, outros fatores ainda trazem relevância para o Instagram. O número de comentários, por exemplo, ainda pode ser visto e sempre gerou mais engajamento nas redes sociais e agora eles possuem ainda mais relevância. Os comentários são tão importantes porque para que sejam feitos, a pessoa tem que estar realmente interessada no assunto da postagem, já que comentar exige um “esforço” maior do que apenas curtir.
Além de ajudar no engajamento do perfil da sua empresa, o comentário no Instagram é uma grande forma de interação, com potencial para você começar uma conversa com o seu público. E aqui na Plataformanet, nós sempre falamos da importância de criar um relacionamento entre a sua empresa e o seu cliente. O Instagram também permite outros tipos de interação com o seu público, nele você pode realizar enquetes, promover sorteios e até criar stickers da sua própria marca, criando ainda mais identificação do seu público com a sua empresa.
O Instagram ainda permite vários tipos de segmentação de público, como localização, idade, gênero, entre outros, facilitando ainda mais que a sua empresa consiga atingir o seu público-alvo. Ao utilizar hashtags, você também consegue segmentar e atingir exatamente o consumidor que você busca, através dos assuntos que eles estão interessados. O Instagram também possibilita que a sua empresa faça anúncios pagos, assim você consegue fazer a sua marca chegar até o seu público, além da busca básica que o usuário já faz na rede social.
O seu consumidor tem mais uma forma para entrar em contato com a sua empresa através do seu perfil, tendo inclusive botão de contato, onde o seu cliente tem acesso ao seu telefone e ao seu email. Ele também pode acessar o seu site através do perfil da sua empresa, se tornando mais uma alternativa de promover o seu negócio.
Administrar uma rede social pode parecer simples, mas para que a sua empresa possa aproveitar as vantagens de um perfil engajado, algumas práticas são indicadas. A Plataformanet possui designers que podem desenvolver os posts que são a cara da sua empresa, além de especialistas em mídias sociais que saberão gerenciar o perfil do seu negócio. Entre em contato com a gente e saiba o que podemos fazer pelo seu marketing.