Plataformanet - Links patrocinados, Criação e Hospedagem sites
Plataformanet

IDENTIDADE VISUAL

Para ter noção da importância da identidade visual, faremos uma analogia: pense que você, sua essência, é a marca. Todas as coisas que te caracterizam, como aspectos físicos (cor do cabelo, pele e tamanho) e gostos pessoais (música, estilo de roupa e comida), até mesmo sua assinatura (que pode-se comparar com um logotipo, já que é um símbolo que nos representa e identifica), constroem um padrão, e é esse padrão ou conjunto de informações, que forma a sua identidade.

Sem esse conjunto de elementos, não seria possível nos identificarmos ou nos comunicarmos. Não conseguiríamos transpor a nossa essência. Seríamos todos iguais e inexpressíveis.

Identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam uma instituição/marca. Podemos dizer que o logotipo é a peça principal da identidade visual, pois, a partir dele, todo o restante do projeto é confeccionado. A identidade visual engloba elementos gráficos como: logotipos, cores institucionais, símbolos, manuais de identidade visual e todos os demais padrões feitos para a marca se destacar e caracterizar no mercado.

LOGOTIPO

Em definição, o logotipo é um desenho com o nome ou símbolo de uma empresa para representá-la. Porém, o valor do logotipo vai muito além de sua definição. Temos que pensar em seu valor artístico e significado também…

E quando dito isso, procurar alguém que faça ou ir num site de logotipos rápidos, baratos ou até mesmo grátis, não é a melhor escolha. Isso porque, geralmente, essas pessoas e sites trabalham com templates (projetos prontos que podem ter leves modificações) ou com plágios. Não há sentido em ter um logotipo igual ao de todos. Como ele irá representar o seu negócio de maneira que ele marque e identifique a sua empresa? Simples, ele não irá.

O que queremos falar com tudo isso, é que um logotipo precisa ser devidamente projetado. Como dito antes, ele é a base para montar toda a identidade visual, por tanto, deve seguir normas técnicas e bases artísticas. Com isso, torna-se um projeto delicado e trabalhoso, que emana certo tempo para ser confeccionado. Mas tudo isso vale muito a pena quando o projeto é finalizado e atende às necessidades de sua empresa.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Vamos supor que depois de ter feito todo o processo de criação da identidade de sua empresa, você mandou o seu logotipo para uma gráfica ou algum designer para confecção e impressão de 1000 cartões de visita. E, quando você vê o resultado final…

Repara que as cores estão alteradas, ou alguns elementos do logotipo foram ignorados. Você não entende o porquê isso aconteceu, fica bravo com todos e no final acaba perdendo o seu tempo e dinheiro. Isso não teria acontecido se um Manual de Identidade Visual fosse elaborado quando o logotipo foi projetado e posteriormente mandado à gráfica/designer desde o início do projeto dos cartões. Este manual, ao contrário que muitos pensam, é outro item importantíssimo da Identidade Visual. Nele, estão todas as regras, explicações e execuções do projeto para que se possa criar um padrão visual que represente a marca.

Além de normatizar a parte de reprodução da marca, é interessante também que as pessoas da própria empresa compreendam os padrões da marca através do manual. Assim podem aplicar internamente o padrão da empresa, através de relatórios, fichas técnicas e arquivos digitais.

Itens contidos no manual:

• Conceito
  • Tipografia
  • Padrão cromático
  • Malha Construtiva
  • Redução máxima
  • Campo de proteção
  • Versões monocromáticas
  • Usos vetados da marca
  • Aplicações (ex.: fundos coloridos, fundos fotográficos e aplicações diversas)

A Plataforma Net se preocupa em oferecer todo o serviço de criação de identidades visuais e rebrands para a sua empresa com toda a qualidade e garantia de nosso trabalho. Para melhor entendimento e separação dos serviços, dividimos o serviço de identidade visual em três pacotes*:

1. Simples

Logotipo + Manual de Identidade Visual

2. Na Medida

Logotipo + Manual de Identidade Visual + Papelaria (Cartões de visita, envelopes, papeis timbrados, blocos de anotações, agendas, tudo padronizado a partir das regras do manual de identidade visual)

3. Completo

Logotipo + Manual de Identidade Visual + Aplicações diversas (papelaria, criação de arte para uniformes, objetos personalizados como: canetas, pendrives, squeezes, etc.)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De segunda a sexta: 08h às 17h
(11) 4330-5615 | (11) 2478-1376
whatsapp(11) 96337-2342

Abrinq

INSCREVA-SE E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!